Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Erechim realiza cinco julgamentos na I Semana Nacional do Júri

    Erechim realiza cinco julgamentos na I Semana Nacional do Júri Promotor de Justiça Gustavo Burgos atuou nos júris A Comarca de Erechim aderiu à I Semana Nacional do Júri, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e realizou cinco júris entre os dias 17 e 21 de março.

    Na segunda-feira, 17, o réu Delmir Paulo Demoliner foi condenado à pena de reclusão de dez anos e dez meses pela prática de um homicídio consumado e um homicídio tentado, com dolo eventual, contra dois adolescentes. No dia 03 de dezembro de 2006, o Demoliner conduzia um veículo Fiat/Palio, embriagado, em alta velocidade e em zigue-zague, e atropelou as vítimas no acostamento da BR 153, em Erechim.

    Na terça-feira, 18, a ré Loreni dos Santos Veiga foi condenada a dois anos e quatro meses de reclusão por tentativa de homicídio contra Altair José da Silva. Em 21 de julho de 2006, ela desferiu quatro tiros contra a vítima, em via pública, mas não chegou a atingi-la. O crime ocorreu devido a desentendimentos familiares. Um dia antes do julgamento pelo Tribunal do Júri, a Defensoria Pública postulou o reconhecimento da prescrição pela pena projetada, com o que não concordou o Ministério Público. A pena aplicada à ré, após o julgamento pelo Tribunal do Júri, efetivamente, não estava prescrita, e a ré deverá cumprir a sentença. O MP apelou para aumentar a condenação em virtude das consequências do crime, que foram graves, pois a vítima teve que transferir sua residência diversas vezes.

    Já na quarta-feira, 19, José Amarildo Chagas de Moraes foi sentenciado a sete anos, um mês e dez dias de reclusão por ter, em 16 de setembro de 2007, tentado matar Adriano Almeida da Silva, Leandro Paiva e Elisângela Patrícia Dias Inácio. Na ocasião, o réu, embriagado, abordou as vítimas na rua e descarregou a arma que portava, atingindo Adriano e Leandro, sem motivo aparente.

    Na quinta-feira, 20, o réu Gelson Alexandre de Andrade foi condenado a dez anos e oito meses de prisão por ter, em 12 de janeiro de 2008, matado a ex-companheira. Os jurados entenderam que o réu agiu com motivação torpe, pois ele não se conformava com o término do relacionamento amoroso.

    Por fim, na sexta-feira, 21, Marli Zappani Knapik foi julgada por ter matado o próprio marido com o emprego de veneno (nitrito, vulgarmente conhecido por “salitre”), com o propósito de terminar o relacionamento conturbado do casal, bem como receber o valor do seguro de vida mantido pelo marido. O crime ocorreu em 28 de abril de 2008, na cidade de Barão do Cotegipe. Os jurados, por maioria, apontaram a ré como autora do crime, mas decidiram, por íntima convicção, absolver a acusada.

    Além disso, antes do início da I Semana Nacional do Júri, na quinta-feira anterior, 13 de março, o Tribunal do Júri já havia condenado Valdenir Ferreira a sete anos de reclusão pela prática de homicídio simples contra Carlos dos Santos. O crime ocorreu em 06 de setembro de 2008, em Erechim, quando o réu matou a vítima com dois tiros, no interior da residência, em virtude de discussões familiares entre os irmãos de Carlos dos Santos. Valdenir era cunhado da irmã da vítima.

    Atuou em Plenário, em todas as seis sessões do Tribunal do Júri, o Promotor de Justiça Gustavo Burgos de Oliveira, em regime de substituição. Segundo ele, “fez-se um esforço considerável aqui em Erechim para que fosse realizada a justiça, alcançando-se os resultados”.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações116
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/erechim-realiza-cinco-julgamentos-na-i-semana-nacional-do-juri/114453080

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)