Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operação Praefectus prende 17 pessoas por crimes comandados de dentro do Presídio Central

    Operação Praefectus prende 17 pessoas por crimes comandados de dentro do Presídio Central Fuzil apreendido no curso das investigações A Promotoria Especializada Criminal da Capital cumpre sete mandados de busca e 17 de prisão na Operação Praefectus (prefeito em latim), que investiga a ação dos "prefeitos" das 2ª e 3ª galerias do Presídio Central de Porto Alegre, pertencentes à Facção dos Manos. Os mandados são cumpridos na manhã desta terça-feira, 22, em dez cidades, envolvendo cerca de 150 agentes da Brigada Militar e do Ministério Público. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 11h de hoje, no auditório da sede do MP da Santana (Rua Santana, 440).

    De acordo com o Promotor de Justiça responsável pela investigação, Ricardo Herbstrith, foi constatada a existência de um esquema de extorsão, ameaça, roubo, receptação, tráfico de drogas, homicídio e lavagem de dinheiro comandado por apenados recolhidos no Presídio Central de Porto Alegre, que exercem a função de “chefes de galeria”.

    Com a retirada das celas de dentro das galerias do Presídio Central de Porto Alegre, devido ao grande contingente de apenados ali recolhidos, surgiu uma nova forma de administração, na qual Policiais Militares apenas cuidam dos corredores, ficando a administração das galerias a cargo das facções criminosas e de seus “plantões”.

    O “plantão”, “prefeito”, “representante” ou “chefe” da galeria, que exerce a função de líder, é responsável pelo controle dos conflitos entre os presos das galerias, pela imposição das regras aos comandados e ainda representa os presos nas reivindicações dirigidas ao comando da segurança.

    Dentro da organização, os apenados criam suas próprias relações de poder e convivência. Os “plantões” têm livre autonomia para tomar decisões internas, como por exemplo, a transferência de um preso para outra galeria, em virtude de descumprimento de regras internas estabelecidas pelas facções.

    A força destas facções está ligada principalmente ao tráfico de drogas, dentro e fora do presídio. Quem controla as galerias, também domina uma região fora do presídio ligada ao tráfico e fornece drogas para os pontos de tráfico administrados pelos integrantes da galeria.

    Os "Manos" ocupam a 2ª e 3ª galerias do pavilhão B do Presídio Central e contam com um efetivo aproximado de 400 detentos. A contribuição dos integrantes da facção é realizada por meio de depósitos bancários, aquisição de cartões telefônicos, utilização da cantina e exploração do tráfico de drogas no interior das galerias e nas regiões dominadas por integrantes da facção.

    Os bares adjacentes ao Presídio Central são os que concentram a maior parte dos pagamentos. De acordo com as investigações, nos dias de visitas, pessoas próximas aos apenados realizam o pagamento de valores já especificados para cada apenado nos estabelecimentos comerciais pré-determinados pelos próprios presos.

    Foi constatada, ainda, a prática comum de ingresso prioritário e facilitado das companheiras de apenados que exercem funções de "prefeitos" das galerias, bem como de 1º e 2º auxiliares. Nos dias de visitas, elas não necessitam aguardar em uma fila a espera de entrar. Ao chegar, dirigem-se diretamente ao início da fila e ingressam juntamente com outras visitantes prioritárias (gestantes e mulheres idosas acima de 70 anos). Esse privilégio é amplamente aceito pelos demais detentos e seus familiares.

    No curso das investigações, foram presos em flagrante oito indivíduos por tráfico de drogas e apreendida uma jovem de 13 anos, com apreensão de 40kg de maconha e 11kg de cocaína. Foi também preso em flagrante um indivíduo com um fuzil AR-15 comercializado por um apenado.

    Uma das formas de lavagem de dinheiro constatada foi a aquisição de veículos pelos apenados. Segundo as apurações, os presos adquiriam veículos sinistrados e, após, encomendavam o roubo de automóveis de idêntico modelo para a retirada de peças. Com a investigação, foi possível recuperar três carros de luxo que haviam sido roubados com essa finalidade.

    Drogas foram apreendidas junto a investigados

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacao-praefectus-prende-17-pessoas-por-crimes-comandados-de-dentro-do-presidio-central/116714613

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)