Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Médico e assessores parlamentares são condenados por venda de cirurgias pelo SUS

    Médico e assessores parlamentares são condenados por venda de cirurgias pelo SUS A 8ª Vara Criminal do Foro Central de Porto Alegre condenou um Médico e outras cinco pessoas por corrupção passiva e concussão. Os seis foram investigados pela Operação Cirurgia, realizada pela Promotoria de Justiça Especializada Criminal, que investigou um esquema de venda de cirurgias e procedimentos hospitalares entre 2003 e 2005.

    O Médico Carlos Garcia Cademartori foi condenado a dois anos de reclusão. Os assessores parlamentares Ricardo de Gasperi Neu e Irena Vantzing Geraldo, bem como o Motorista de ambulância do Samu de Fagundes Varela, Odi Paulo Lorenzini, foram condenados a dois anos, e Edson Roberto Cavalheiro a cinco anos. O Juiz Sandro Luz Portal converteu todas as penas em prestação de serviços à comunidade e pagamento de quantia correspondente a dez salários mínimos em favor de entidade assistencial a ser determinada. O Ministério Público ingressou com recurso de apelação junto ao Tribunal de Justiça para ampliar as condenações, bem como para que os outros cinco Médicos e mais um assessor, também denunciados, sejam condenados.

    As investigações, presididas pelo Promotor de Justiça Ricardo Herbstrith, descobriram que leitos e procedimentos cirúrgicos no Grupo Hospitalar Conceição eram agenciados mediante pagamento. Após seis meses de diligências, como gravações de imagens que flagraram as cobranças, bem como interceptações telefônicas judicialmente autorizadas, foi constatado que Ricardo de Gasperi Neu, em conluio com Médicos e assessores parlamentares, agia como agenciador junto às vítimas, que eram abordadas, em sua maioria, em albergues na Capital.

    “Vários meses de investigação, envolvendo uma verdadeira peregrinação pelo Interior em busca das vítimas, resultaram no deslinde de uma organização criminosa em que seus integrantes, fazendo uso da máquina do Estado e movidos por interesses políticos e financeiros, aproveitaram-se da fragilidade de pessoas doentes e de baixa renda”, analisou o Promotor de Justiça, concluindo que “a investigação mostrou uma verdadeira máfia da saúde agindo no Estado”.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações233
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medico-e-assessores-parlamentares-sao-condenados-por-venda-de-cirurgias-pelo-sus/136401834

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)