Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aberta exposição sobre infâncias roubadas no Holocausto

    Aberta exposição sobre infâncias roubadas no Holocausto Desenlace da fita inaugural da exposição A sede do Ministério Público do RS abriga, até o dia 30 deste mês, a exposição “Tão Somente Crianças: infâncias roubadas no Holocausto”, idealizada pelo Museu do Holocausto de Curitiba e realizada por meio de parceria entre o Museu, a Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, as entidades judaicas B´nai B´rith - Filhos da Aliança e Organização Feminina Wizo/RS e a Procuradoria-Geral de Justiça. A cerimônia de abertura da exposição aconteceu na noite desta terça-feira, 9, na sede da Instituição gaúcha. A exposição já passou por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

    Durante o evento o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, ressaltou que é um privilégio para o MP fazer parte dessa história, colaborando para que o Holocausto nunca seja esquecido. “Que ninguém ouse dizer, em qualquer lugar do mundo, que isso não aconteceu”, frisou. Veiga lembrou que, segundo conta a história, quando os militares americanos chegaram aos campos de concentração na Europa, ouviram de seu comandante a seguinte ordem: filmar e fotografar tudo, porque com certeza, no futuro, os responsáveis iriam negar o que aconteceu. “Portanto, com esta iniciativa, seguimos atendendo o comando feito naquela oportunidade”, disse o PGJ.

    Representando o Governo do Estado, o Secretário de Segurança Pública, Aírton Michels, também destacou o orgulho da exposição estar abrigada na sede do Ministério Público, instituição do qual faz parte. “Tem coisas que a lembrança é o modo de evitar que nunca volte a acontecer”, afirmou o Secretário, lembrando que esta é uma marca negativa na história não só dos judeus, mas de toda a humanidade.

    "Esta iniciativa é fundamental por aprofundar nosso conhecimento sobre o que foi o Holocausto. Em Porto Alegre, essa reflexão já chegou à rede pública de ensino. A nossa cidade leva aos jovens a lição de que precisamos respeitar as diferenças, exercitar a tolerância e, mais do que isso, o respeito, exigência maior para uma sociedade plural que nos ofertará um mundo mais solidário", afirmou o Prefeito José Fortunati.

    O Chefe do Executivo Municipal aproveitou para destacar que, no próximo sábado, 13, também na sede do MP, acontecerá a V Jornada Interdisciplinar para o ensino da História do Holocausto, com o tema “Direitos Humanos: os Justos entre as Nações”, que se realizará com a parceria da Secretaria Municipal de Educação e apoio da Federação Israelita do RS.

    Também se manifestaram na solenidade de abertura da mostra o Vereador Valter Nagelstein, representando a Câmara de Vereadores; o Presidente da B nai B rith, Pedro Gus; a Presidente da Wizo, Sophie Isdra; a mentora da exposição Ilana Trombka, Diretora-Adjunta do Senado Federal; e o Presidente da Federação Israelita do Rio Grande do Sul, Mário Cardoni.

    Participaram do evento o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Ivory Coelho Neto; o Secretário-Geral do MP, Alexandre Saltz; o Presidente da FMP/RS, David Medina da Silva; os Procuradores de Justiça Mauro Henrique Renner, Roberto Bandeira Pereira, Ricardo Seelig, Juan Carlos Duran, Ana Marisa Ainhorn Ossok; e os Promotores Sandra Goldman Ruwel, Jeane Schilling de Assumpção e Rodrigo Schoeller de Moraes.

    EXPOSIÇÃO

    Reunida em 26 painéis e com curadoria do Museu do Holocausto de Curitiba, a exposição interativa "Tão somente crianças: infâncias roubadas no Holocausto" conta a história das 1,5 milhão de crianças assassinadas durante o Holocausto. Um observatório onde é possível enxergar luzes em pequenos espelhos simbolizam as vidas interrompidas. A entrada é gratuita e as escolas podem fazer inscrições para visitas com monitores, pelo e-mail: wizors@terra.com.br ou pelo telefone (51) 3311.0869.

    A exposição segue os princípios pedagógicos do próprio Museu de Curitiba, tendo como escopo e finalidade a transmissão de histórias pessoais e a constante luta contra qualquer forma de discriminação, preconceito, intolerância, ódio e racismo. O conteúdo da exposição relaciona-se diretamente com o conceito e período da 2ª Guerra Mundial, enfatizando as relações entre as crianças e o Holocausto: a vida plena judaica, a marginalização, as perseguições, os destinos, o cotidiano, a resistência, a memória e os traumas.

    Cerca de doze jovens que farão a monitoria da mostra receberam capacitação diretamente do Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss, presente na cerimônia.

    A iniciativa conta com o patrocínio da Goldsztein Patrimonial e Grupo Isdra e apoio da Comunidade Israelita do Paraná, Federação Israelita do RS, Confederação Israelita do Brasil, Prefeitura de Porto Alegre, Secretaria Estadual da Educação e Embaixada de Israel.

    Eduardo de Lima Veiga na abertura do evento Aírton Michels representou o Governo do Estado José Fortunati durante sua fala Mesa de autoridades Sandra Goldman (D) foi uma das organizadoras do evento Mauro Renner e Ivory Coelho Neto Membros do MP e... ...demais pessoas presentes... ...na cerimônia de abertura do evento Aírton Michels, Eduardo Veiga e o Coordenador-Geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss Eduardo de Lima Veiga na exposição... ...que está na sede do... ...MP gaúcho

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aberta-exposicao-sobre-infancias-roubadas-no-holocausto/138671511

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)