Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Responsabilidade na proteção de vulneráveis é discutida em evento

    Responsabilidade na proteção de vulneráveis é discutida em evento Mesa de autoridades na abertura do I Congresso Nacional do Instituto Proteger Desta quinta-feira até o próximo sábado, o Auditório Mondercil Paulo de Moraes do Ministério Público sedia o I Congresso Nacional do Instituto Proteger. Nesta primeira edição, o tema central será a responsabilidade em proteger. Serão abordados, entre outros, assuntos relacionados à proteção de vulneráveis, como a proteção do idoso no mercado de consumo, o olhar da justiça nos casos de violência sexual contra a criança e a responsabilidade em proteger novos arranjos familiares.

    Durante a cerimônia de abertura dos trabalhos, a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Procuradora de Justiça Maria Regina Fay de Azambuja, representou o Procurador-Geral de Justiça na mesa de autoridades.

    Ao abrir o encontro, a Presidente do Instituto Proteger, Melissa Telles Barufi, destacou que as discussões do congresso objetivam “gerar conhecimento para a proteção integral de vulneráveis”. De acordo com ela, o Instituto “rejeita todas as formas de violência contra crianças e adolescentes”. Finalizando sua fala, Melissa Telles Barufi conclamou a todos “a pensar juntos de como mudar o mundo”. Por sua vez, a Conselheira Consultiva Denise Bruno explicou que o Instituto usa a expressão “protetora” para identificar aquelas pessoas que têm em comum a proteção dos mais vulneráveis, especialmente as crianças e idosos.

    A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, disse que o Ministério Público sempre está com as portas abertas para os parceiros que trazem novas contribuições quando o tema é a proteção dos mais vulneráveis. Maria Regina Fay de Azambuja afirmou que o Instituto Proteger é uma nova instituição que já “nasceu com várias qualidades” e a realização do congresso lança “novas sementes na nossa sociedade”. Ela frisou também que, por sua experiência, a proteção na infância e adolescência deve passar pela integração entre todos os envolvidos, como é o caso deste evento. “Sempre que excluímos alguém, perdemos”, concluiu.

    Em nome da Assembleia Legislativa, o Deputado Jorge Pozzobom disse que o Parlamento está cumprindo o papel de proteção dos vulneráveis ao aprovar projeto de lei de sua autoria instituindo a “Semana Estadual de Conscientização sobre a Alienação Parental”.

    Também participaram da abertura do I Congresso Nacional do Instituto Proteger a Vice-Presidenta Nacional do Instituto Brasileiro de Direito de Família e Conselheira Consultiva do Instituto, Maria Berenice Dias; a Magistrada Vera Lúcia Deboni, representando Tribunal de Justiça; o Presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, Matheus Ayres Torres; a Secretária Adjunta da Livre Orientação Sexual da Prefeitura de Porto Alegre, Glória Crystal, entre outros.

    O I Congresso Nacional do Instituto Proteger é uma realização do Instituto Proteger, com apoio do IBDFAM/RS - Instituto Brasileiro de Direito de Família - Seção do Rio Grande do Sul e apoio institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS, Comissão Especial do Idoso da OAB/RS, Uniritter, entre outras entidades. Maria Regina Fay de Azambuja saudou os participantes Presidente do Instituto Proteger Melissa Telles Barufi Conselheira Consultiva Denise Bruno Deputado Jorge Pozzobom Maria Berenice Dias, Vera Deboni e Glória Crystal Evento ocorre até sábado no Auditório do MP Coordenadora do Centro de Apoio foi entrevista no evento

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/responsabilidade-na-protecao-de-vulneraveis-e-discutida-em-evento/146163358

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)