Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inspeção de Promotor encontra irregularidades em lar para idosos na cidade de Formigueiro

    Inspeção de Promotor encontra irregularidades em lar para idosos na cidade de Formigueiro BM decretou prisão em flagrante da proprietária Em decorrência de inspeção realizada pelo Promotor de Justiça Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior no Lar Recanto do Idoso, situado em Formigueiro, a Brigada Militar efetuou, nesta terça-feira, 22, a prisão em flagrante da proprietária do estabelecimento, Mara da Silveira. Encaminhada à Delegacia de Polícia, foi solta sob pagamento de fiança, estipulada em oito salários mínimos.

    Dentre os crimes encontrados durante a inspeção destacam-se o artigo 99 do Estatuto do Idoso (Expor a perigo a integridade e a saúde, física ou psíquica, do idoso, submetendo-o a condições desumanas ou degradantes ou privando-o de alimentos e cuidados indispensáveis, quando obrigado a fazê-lo, ou sujeitando-o a trabalho excessivo ou inadequado), falsidade documental, usurpação de função pública e exercício ilegal da medicina.

    Conforme o Promotor que atua em São Sepé, e que estava acompanhado da Assistente Social da Divisão de Assessoramento Técnico do MP Beatriz Fortes Rey e do Secretário de Diligências Fabiano Rodrigues Lima, foi constatada uma situação precária: fiação irregular, internos sem a devida higiene, lixo nas dependências e alimentos indevidamente conservados. “São 38 pessoas usando o mesmo banheiro”, disse.

    Constatadas as irregularidades, foi feita a apreensão de toda a documentação, dentre a qual foi encontrada uma pasta contendo diversos talões de medicamentos de uso controlado que deveriam estar apenas na posse de um médico, e vários preenchidos apenas na posologia.

    Os funcionários e a própria proprietária do estabelecimento afirmaram que ela mesma preenchia a posologia a ser ministrada pelos pacientes e a receita era levada ao médico apenas para carimbo e assinatura. Algumas das receitas estão assinadas, sem carimbo. Foram encontradas também receitas de medicamentos de uso exclusivo de médicos do município. A maioria dos documentos dos internos, inclusive cartões de benefícios previdenciários estavam na posse da proprietária. Foi encontrada, inclusive, procuração com vários poderes outorgada por pessoa interditada.

    A maioria dos internos sofre de deficiência mental. “Vários deles não são idosos, enquanto a casa deveria ser ocupada apenas por pessoas acima de 60 anos”, relatou Roberto Carmai Duarte Alvim Júnior. O Promotor está buscando contatar familiares dos pacientes para que façam a remoção dos mesmos a fim de que o Lar Recanto do Idoso seja, por fim, interditado. Muitos pacientes não são idosos... ...e vivem sob condições precárias Alimentos mal acondicionados,... ...e mal conservados foram encontrados no local Foram apreendidos documentos de pacientes... ... e receitas médicas irregulares

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações184
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inspecao-de-promotor-encontra-irregularidades-em-lar-para-idosos-na-cidade-de-formigueiro/147321045

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)