Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Redes de transmissão de energia elétrica: Promotoria firma TAC com a Fepam

    Redes de transmissão de energia elétrica: Promotoria firma TAC com a Fepam TAC foi firmado na sede da Promotoria do Meio Ambiente A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Porto Alegre firmou, nesta terça-feira, 28, Termo de Ajustamento de Conduta com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - Fepam. O objetivo é averiguar projeto de rede de transmissão de energia elétrica que incide sobre a área do Pontal, entre Nova Santa Rita e Camaquã. O documento foi assinado pelas Promotoras Josiane Superti Brasil Camejo e Ana Maria Moreira Marchesan e pelo Diretor-Presidente da Fepam, Nilvo Luiz Alves da Silva. Ficou acertado que a Fepam terá 30 dias para revisar as condicionantes da Licença de Instalação para a linha de transmissão que inicia em Nova Santa Rita e vai até o município de Pouso Novo.

    Conforme o TAC, a licença deverá contemplar a inserção da obrigação contida no artigo 36 da Lei Federal n.º 9.985/2000, com a exigência da compensação ambiental para o empreendimento referente ao Estudo e Relatório de Impacto Ambiental - EIA-RIMA, através da destinação de 0,5 sobre os custos totais de implantação do empreendimento a ser aplicado em Unidade de Conservação de proteção integral.

    A firmatura pelo empreendedor do Termo de Compensação Ambiental será condicionante para a expedição da Licença de Operação, bem como para eventual renovação da Licença de Instalação. Ainda será exigido do empreendedor, entre outras condicionantes a serem determinadas pela Fepam na licença, a instalação de um sanitário nas frentes de obra, como um banheiro químico, de forma a não impactar o espaço natural.

    Com relação à Linha de Transmissão SE Nova Santa Rita - SE Camaquã 3 - SE Quinta, a Fepam também revisará em 30 dias as condicionantes da Licença de Instalação. Neste caso, será exigido do empreendedor, entre outras condicionantes a serem determinadas pela Fepam na Licença de Instalação, com relação às margens do Rio Jacuí, bem como a Ilha dos Araújos, a observância a estas áreas para adoção de técnicas de controle e prevenção de processos erosivos, através da apresentação de relatório técnico específico, em periodicidade trimestral.

    A Fepam exigirá do empreendedor, com relação às linhas de transmissão 525 kV e 230 kV, por ocasião da expedição das licenças de instalação e operação, respectivamente, a apresentação de Convênio, firmado junto às Prefeituras da área de influência do empreendimento, para a manutenção das estradas municipais a serem utilizadas durante as obras. Quando da expedição dessas licenças a Fepam exigirá licenças de instalação e operação, respectivamente, a apresentação de um Programa de Reestruturação do Território e Infra-estrutura do Plano Básico Ambiental, o qual deverá contemplar, no mínimo, propostas de compensação pela interferência do empreendimento nas rotinas e hábitos das comunidades, melhorando acessos locais e implantando equipamentos de uso comunitário ou turístico.

    Por fim, para todos os licenciamentos de mesma tipologia, a Fepam adotará a Resolução Conama n.º 01/86, passando a exigir EIA/RIMA. “A medida servirá de parâmetro para os futuros licenciamentos e não somente para o caso concreto”, explica a Promotora Josiane Camejo.

    As novas licenças, com base nas obrigações assumidas no Termo de Ajustamento de Conduta, serão apresentadas ao Ministério Público, no prazo de 15 dias após a revisão das condicionantes das licenças a serem expedidas. A inexecução total ou parcial do TAC implicará na execução judicial das obrigações dela decorrentes, a ser promovida pelo Ministério Público.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/redes-de-transmissao-de-energia-eletrica-promotoria-firma-tac-com-a-fepam/148844914

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)