Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Integrantes do MP e do Movimento Sepé Tiaraju conhecem projetos na Mostratec

    Integrantes do MP e do Movimento Sepé Tiaraju conhecem projetos na Mostratec Dirigentes da Fundação Liberato, alunos e Promotores em frente ao painel oficial da Mostra Na tarde desta quinta-feira, 30, integrantes do Ministério Público conheceram projetos vencedores desenvolvidos por alunos da Fundação Liberato, de Novo Hamburgo. O encontro ocorreu nas dependências da Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia - Mostratec, que ocorre até às 21h desta sexta-feira, 31. Os membros do Ministério Público participaram da atividade, juntamente com integrantes do Movimento pela Paz Sepé Tiaraju, coordenado pelo Procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira.

    No início do encontro, o Diretor Executivo da Fundação Liberato Leo Weber fez uma apresentação da escola que é voltada ao ensino profissional técnico há 45 anos em Novo Hamburgo. Também destacou que a Mostratec tem por finalidade apresentar projetos de iniciação científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento e que conta com a participação de alunos dos ensinos médio e profissionalizantes de diversos países.

    O Professor Cícero Marcos Teixeira Junior explicou que a Fundação aproxima suas ações com o Movimento pela Paz Sepé Tiaraju e com o Ministério Público por meio de ações integradas com a Incubadora Tecnológica Liberato, Departamento de Pesquisa e Produção Industrial e Centro Pedagógico. Em seguida, apresentou projetos vencedores, que classificou como exemplares, pelos resultados alcançados. Um deles é a realização do filme Ser Criança, produzido por Professoras, com uma narração diferenciada para deficientes visuais. Felipe dos Santos Machado, que foi aluno da Fundação Liberato, apresentou os resultados de sua pesquisa com reciclagem de tubos de pasta de dente que determinaram na criação da “tábua de tubo”, um produto mais resistente que a madeira e ecologicamente correto.

    Considerado um dos 10 jovens brasileiros mais inovadores pela revista MIT Technology Review, Lucas Stasburg, de 22 anos, detalhou o projeto que fabrica próteses ortopédicas de baixo custo, feitas com plástico reciclado. Todos os alunos disseram que o incentivo do Professor dos cursos técnicos de Mecânica e Eletrotécnica e Vice-Diretor do Liberato, Ramon Fernando Hans, foi determinante para o sucesso de todos.

    Após a apresentação, o Procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira afirmou que “é possível fazer educação de alta qualidade no setor público”, depois dos exemplos vistos nas apresentações. Dirigindo-se aos dirigentes da Fundação Liberato, disse que eles “estão construindo cidadãos”. Já o Secretário-Geral do MP, Alexandre Saltz, convidou a Fundação Liberato a apresentar projetos inovadores no próximo congresso da Instituição, que irá discutir o tema gestão. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Souza, referindo-se aos projetos que beneficiam pessoas portadores de necessidades especiais, disse que a escola “faz direitos humanos”. Por último, o Professor e Escritor Espírita Cícero Marcos Teixeira, falando em nome dos educadores que integram o Movimento pela Paz Sepé Tiaraju, ressaltou que todos saíam do encontro “com muita esperança no nosso povo”.

    Estiveram presentes no encontro, além de Roberto Bandeira, Alexandre Saltz e Mauro Souza, o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles; a Chefe de Gabinete da PGJ, Isabel Bidigaray; a Coordenadora do Gabinete de Articulação e Gestão Integrada, Ana Cristina Cusin Petrucci; a Coordenadora do Serviço de Informações e Atendimento ao Cidadão, Karin Genz; e a Secretária dos Órgãos Colegiados, Marília Cohen Goldman. Também participaram integrantes do Movimento Sepé Tiaraju e os servidores do MP Luciano Menna Barreto e Luís Felipe Marques Só.

    A Mostratec iniciou na última terça-feira, 28, nos pavilhões da Fenac. O Procurador de Justiça Roberto Bandeira Pereira participou do momento inaugural, ao lado do Prefeito de Novo Hamburgo, Luis Lauermann; do Secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo; do Secretário de Estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov; do Presidente do Conselho Técnico Deliberativo da Liberato, Pedro Maboni; e do Presidente da Fenac, Elivir Desian. Durante toda a Mostra, o Ônibus do MP está estacionado na entrada do pavilhão da Fenac. Cícero Teixeira, Alexandre Saltz, Roberto Bandeira e Leo Weber Alexandre Saltz também falou aos presentes Mauro Souza e Roberto Bandeira Professor Cícero Teixeira Junior e Diretor da Fundação Liberato Leo Weber Felipe dos Santos Machado criou a “tábua de tubo" Lucas Stasburg projetou prótese ortopédica com plástico reciclado Encontro ocorreu na Fenac Membros do MP ... ... durante o encontro Integrantes do MP e da Fundação Liberato em frente do ônibus do MP Pavilhões da Fenac Roberto Bandeira Pereira participou da inauguração da Mostratec com outras autoridades

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/integrantes-do-mp-e-do-movimento-sepe-tiaraju-conhecem-projetos-na-mostratec/148854796

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)