Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Intercâmbio e parcerias dos MPs com Estados Unidos e Portugal foram tema da reunião do CNPG

    Intercâmbio e parcerias dos MPs com Estados Unidos e Portugal foram tema da reunião do CNPG Reunião ocorreu na sede do MPM em Brasília O Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União realizou reunião ordinária na sede do Ministério Público Militar, em Brasília, nesta terça-feira, 18. As possibilidades de parceria para atividades acadêmicas e troca de informações com os Governos de Portugal e dos Estados Unidos da América foi um dos temas do encontro, assim como a composição e o trabalho das comissões do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

    O Presidente do CNPG, Eduardo de Lima Veiga, assessorado pelo Secretário-Executivo do Conselho, Ricardo Amaral, abriu a reunião do colegiado agradecendo a presença dos integrantes do Conselho Nacional do Ministério Público, Jarbas Soares Júnior, Alessandro Tramujas Assad e Marcelo Ferra, que atenderam seu convite para debater com os PGJs temas relacionados às comissões do CNMP. Além de ouvir as inquietações dos Procuradores-Gerais a respeito do tema e responder a questionamentos, o Conselheiro Jarbas Soares Júnior, assessorado pelo Promotor Luciano Coelho Ávila, apresentou projetos e resultados da Comissão dos Direito Fundamentais, presidida por ele.

    Também esteve presente na abertura da reunião do CNPG, a Presidente da Conamp, Norma Cavalcante, que falou aos PGJs sobre a tramitação dos projetos de lei de interesse da Instituição.

    PARCERIAS INTERNACIONAIS

    Assessora Internacional do CNPG, a Procuradora de Justiça Lilian Pinho foi a responsável pela participação do Cônsul Walter Kerr, Adido Cultural Adjunto da Embaixada Americana, e do Primeiro Secretário da Embaixada de Portugal, Gonçalo Motta, na reunião do colegiado. O objetivo da Procuradora foi promover uma reaproximação dos consulados com os Procuradores-Gerais a fim de estabelecer novas parcerias e cooperação jurídica internacional. “Podemos fazer novas parcerias através de programas de intercâmbio, participação em eventos ou mesmo visitas para conhecer áreas de interesses mútuo”, disse o Cônsul americano aos PGJs durante a reunião. Na presença Cônsul americano, a Assessora Internacional falou sobre sua intenção de desenvolver parceria com o Consulado objetivando conhecer especialmente os sistemas e o aparato de segurança utilizados pelos Estados Unidos durante grandes eventos esportivos, visando contribuir com os preparativos do Brasil para os Jogos Olímpicos 2016.

    Já o Primeiro Secretário da Embaixada de Portugal, Gonçalo Motta, falou aos Procuradores-Gerais durante sua participação no encontro, sobre os programas de intercâmbio que o país europeu mantém com Brasil e, destacou também, o interesse de ampliar a participação de membros dos MPs nestes programas. “Temos um interesse muito grande de nos aproximar dos MPs para conhecer melhor a Instituição e identificar novos interesses mútuos”, disse. Ainda durante a participação do representante do Consulado Português foi apresentado aos PGJs pela Assessora Internacional do Conselho o projeto “De volta pra casa”, que tem como objetivo o recambiamento de presos portugueses que estão cumprindo pena no Brasil.

    MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO COM O DIREITO SISTÊMICO

    O método das constelações sistêmicas familiares, inspirado no trabalho do filósofo, teólogo e terapeuta alemão Bert Hellinger, e aplicado pelo Juiz baiano Sami Storch, também foi pauta da reunião do CNPG. Presente no encontro a convite da Promotora de Justiça do MP/DFT Lilian Lobo Leão Osório, o Juiz Storch falou sobre os resultados desta prática que envolve dinâmicas, discussões em grupo e depoimentos de crianças de modo lúdico. De acordo com ele, as experiências já realizadas revelam índices de conciliação em quase 90% dos processos. “Além de encerrar a disputa judicial, o método permite o reconhecimento dos problemas e diminuição das mágoas”, contou o Juiz.

    PRÓXIMO ENCONTRO

    A próxima reunião do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais será realizada no dia 16 de dezembro, também na sede do Ministério Público Militar, em Brasília. Presidente do CNPG com o Secretário Executivo do Conselho PGJs presentes na reunião do CNPG

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/intercambio-e-parcerias-dos-mps-com-estados-unidos-e-portugal-foram-tema-da-reuniao-do-cnpg/152671367

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)