Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Nova Diretoria da AMP/RS é empossada

    Nova Diretoria da AMP/RS é empossada A nova diretoria da AMP A Associação do Ministério Público conta, desde o final da tarde desta quarta-feira, 17, com nova direção. Em cerimônia realizada no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, foi empossada a nova Diretoria para o biênio 2014-2016. A entidade de classe passou a ser presidida por Sérgio Hiane Harris, que substituiu a Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto. Em eleição realizada no dia 22 de novembro, sua chapa recebeu 598 votos, totalizando 77% dos votos da classe.

    Após a abertura do evento, o Secretário da AMP, Márcio Emílio Lemes Bressani, leu a ata de posse da nova Diretoria e do Conselho de Representantes. Em seguida, todos os membros assinaram o documento.

    Em seu discurso de despedida, o ex-Presidente da entidade Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto destacou que, com a posse da nova Diretoria eleita, “os legitimados a enfrentarem as inúmeras questões que permeiam o interesse do Ministério Público gaúcho, até dezembro de 2016, são os colegas que compõem a Diretoria recém empossada”. Referindo-se ao novo Presidente, Victor Hugo destacou que Sérgio Hiane Harris é um amigo de muitos anos e “companheiro de todas as horas de jornadas associativas e pessoa a quem a ampla maioria dos associados da AMP confiou os destinos de nossa entidade”. O ex-Presidente da AMP também aproveitou para informar que, a partir de agora, estará com sua atenção voltada aos interesses nacionais da classe, uma vez que foi eleito Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público - Conamp.

    Em seguida, a Presidente da Conamp, Norma Cavalcanti, ressaltou que “as pessoas chegam na hora exata, nos lugares onde estão sendo esperadas, para recomeçar, renovar e ir em frente”, referindo-se a nova Diretoria da AMP. “A Conamp está honrada em homenagear a nova Diretoria da AMP, na pessoa de seu Presidente Sérgio Hiane Harris que chega para liderar os homens e mulheres que compõem o parquet do Rio Grande do Sul”, acrescentou.

    Em seu discurso, Sérgio Hiane Harris recordou que a AMP surgiu em 1941, num ano politicamente complicado em que o mundo enfrentava a Segunda Guerra Mundial e o Brasil a ditadura do Estado Novo. De lá para ca, segundo ele, a entidade de classe do MP gaúcho sempre aprofundou a sua vocação para a defesa do MP e de seus associados. “Hoje, com 73 anos de existência, é a segunda entidade de classe mais antiga do país e tem a sua trajetória cravejada de conquistas que moldaram o MP atual, como Instituição permanente e defensora da ordem jurídica e democrático”, afirmou. Quanto aos próximos anos da AMP e o trabalho dos integrantes da nova Diretoria, o Presidente da AMP frisou que “confia plenamente na forma do nosso conjunto e vislumbro que podemos materializar nossas metas de campanha, atuando com dinamismo e firmeza nos propósitos associativos”. Como metas de trabalho, salientou que a nova Diretoria irá atuar sempre com pluralidade, proatividade, integração, inovação e independência.

    Por último, o Procurador-Geral de Justiça Eduardo de Lima Veiga lembrou que o filósofo e escritor anglo-ganês Kwame Anthony Appiah estudou três revoluções morais que deixaram de existir “por causa da desonra”. Segundo ele, o autor cita como revoluções morais o término do hábito das chinesas que apertavam os pés para que eles ficassem pequenos, o fim da escravidão e o comércio de escravos pelo Oceano Atlântico e o fim dos duelos na Inglaterra. Conforme o PGJ, essas três revoluções morais deixaram de acontecer por que esses hábitos perderam a honra. “A honra é uma grande forma de controle social, muito melhor que qualquer lei e através da qual as pessoas se sentem reconhecidas”, acrescentou. Dirigindo-se a Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto e Sérgio Hiane Harris, o Chefe do MP sublinhou que “o que nós estamos fazendo aqui nada mais é do que prestando-lhes honra”. Agregou que “isto que os senhores estão tendo aqui, ter uma votação, serem eleitos, cumprir um mandato e ser reconhecido por todos, isto é prestar-lhes honra, o que não tem preço”, finalizou o PGJ, que também desejou uma boa gestão aos empossandos.

    PRESENÇAS

    O evento foi prestigiado, ainda, pelo Corregedor-Geral do MP, Ruben Abruzzi; pelos Subprocuradores-Gerais de Justiça Daniel Rubin, Marcelo Dornelles e Ivory Coelho Neto; pela Chefe de Gabinete, Isabel Barrios Bidigaray; o Procurador do Estado Guilherme Brum, representando o Governador do Estado; o Deputado Federal Ronaldo Nogueira, representando a Câmara dos Deputados; o Deputado Estadual Jorge Pozzobom, representando a Presidência da Assembleia Legislativa; o Assessor Jurídico Arnaldo de Araújo Guimarães, representando o Prefeito de Porto Alegre; o Desembargador André Luiz Planella Villarinho, representando a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado; o Procurador-Chefe da Procuradoria Regional da República da 4ª Região, Marco André Seifert; Presidente da OAB/RS, Marcelo Bertoluci; o Presidente da FMP, David Medina da Silva; o Senador eleito Lasier Martins; o Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Geraldo Da Camino, que também representou a Presidência do TCE; a Defensora Pública Larissa Caon, representando o Defensor Público-Geral do Estado; o Presidente da Ajuris, Eugênio Couto Terra; o representante do Comando Militar do Sul, Coronel Carlos José Sampaio Malan; representantes de diversas entidades de classe do mundo jurídico, Procuradores, Promotores, servidores e familiares.

    Diretoria Executiva

    Presidente: Sérgio Hiane Harris

    Vice-Presidente Administrativo e Financeiro: Martha Silva Beltrame

    Vice-Presidente de Núcleos: João Ricardo Tavares

    Vice-Presidente Social: Andrea de Almeida Machado

    Vice-Presidente de Aposentados: Nilson Ubirajara da Rosa Pacheco

    Secretário: Marcelo Tubino Vieira

    Tesoureiro: Tiago de Menezes Conceição

    Conselho de Representantes

    Titulares: Ana Maria Schinestsck, Cláudio Barros Silva, Delmar Pacheco da Luz, Ivan Saraiva Melgaré e Ubaldo Alexandre Licks Flores

    Suplentes: Luís Felipe de A. Tesheiner, Vercilei Lino Serena e Sérgio Luiz Nasi

    Sérgio Hiane Harris firma termo de posse Eduardo de Lima Veiga falou sobre a honradez dos que dirigem a AMP O discurso de Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto Sérgio Hiane Harris abordou as metas de trabalho neste mandato na AMP Mesa de autoridades Presidente da Conamp, Norma Cavalcanti Auditório da Instituição recebeu autoridades Membros prestigiaram a cerimônia Sérgio Hiane Harris e o Conselho de Representantes Sérgio Hiane Harris com o ex-Presidente da AMP, Miguel Bandeira, e o Corregedor-Geral

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/nova-diretoria-da-amp-rs-e-empossada/158894721

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)