Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo prevê investimentos em Reserva Biológica de Rio Grande

    Acordo prevê investimentos em Reserva Biológica de Rio Grande Paisagem típica do Banhado do Maçarico A Justiça homologou nesta quarta-feira, 17, um acordo promovido pela Promotoria de Justiça Especializada de Rio Grande, que possui atuação regional para probidade administrativa na Região Sul, que irá gerar aproximadamente R$ 6 milhões para serem investidos na criação e manutenção da Unidade de Conservação Reserva Biológica Banhado do Maçarico.

    O acordo põe fim em demanda judicial ajuizada pelo MP contra a Odebrecht Energias Alternativas e a Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler - Fepam.

    A ação civil pública, ajuizada pelo Promotor de Justiça José Alexandre Zachia Alan, pedia a suspensão da licença de instalação do Complexo Eólico do Corredor Senandes, localizado nas imediações do Balneário Cassino.

    No inquérito civil que resultou na ação civil pública, o Ministério Público investigou o processo de licenciamento do empreendimento de linhas de transmissão de energia elétrica levado a efeito pela Odebrecht Energias Alternativas e licenciado pela Fepam, assim como as condições gerais de instalação do Complexo Eólico do Corredor Senandes.

    Pelo acordo, a Odebrecht Energias Alternativas deverá depositar os valores, que perfazem cerca de R$ 2,5 milhões, em juízo (o restante será aplicado diretamente em atividades a serem realizadas diretamente pela empresa Odebrecht). Também deverá contratar e custear empresa para elaboração de Plano de Manejo para a Unidade de Conservação Reserva Biológica Banhado do Maçarico. Já a Fepam não mais dispensará a realização de estudos prévios de impacto ambiental nos casos de instalação de empreendimentos ou linhas de transmissão de energia elétrica, conforme prevê a Resolução 462 do Conama.

    Na Reserva Biológica Banhado do Maçarico são preservadas áreas que são insubstituíveis para uma população isolada do pássaro macuquinho-da-várzea. Também é nela que se reproduz o pássaro migratório caboclinho-de-papo-branco. A Reserva abriga grande parte das populações locais das aves gavião-cinza, noivinha-de-rabo-preto e caminheiro-grande.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-preve-investimentos-em-reserva-biologica-de-rio-grande/158924355

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)