Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal confirma que Lei Maria da Penha não pode beneficiar homem

    Em habeas corpus impetrado pela Promotoria de Justiça de Crissiumal, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça decidiu que a Lei Maria da Penha não pode ser aplicada a homens.

    O Judiciário de Crissiumal havia concedido medida protetiva a um homem que havia registrado ocorrência policial relatando que sua ex-esposa o perturbava. O hábeas do Ministério Público foi impetrado em favor de Maria Elisabete Schneider Mallmann, que também havia registrado ocorrência relatando que seu ex-esposo, Clodover Mallmann, entrou em seu apartamento e quebrou parte da mobília. Ela representou criminalmente, requerendo medidas protetivas. Entretanto, o Judiciário local concedeu as medidas ao homem, que havia feito o mesmo pedido.

    Os desembargadores do Tribunal de Justiça acataram os argumentos do Ministério Público e concordaram que a aplicação dos institutos protetivos da Lei Maria da Penha são aplicáveis somente às mulheres. De acordo com o acórdão, “o homem não está desamparado de abusos praticados pela mulher. No entanto, há outros institutos que garantem seus direitos, que não as medidas da Lei Maria da Penha”.

    Para a promotora de Justiça Anamaria Thomaz, “não há contra-senso algum em se buscar a proteção física feminina quando se busca igualdade entre homem e mulher. Ao contrário. A Lei Maria da Penha reconheceu que, apesar de a mulher estar se equiparando aos homens no campo do trabalho, nos valores sociais, na vida afetiva, enfim no seu diaadia, a mulher nunca estará fisicamente igual ao homem”. Acrescenta que “a mulher sempre será vulnerável fisicamente, necessitando, pois, proteção especial do legislador”.

    Agência de Notícias

    imprensa@mp.rs.gov.br

    (51) 3224-6938

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações649
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-confirma-que-lei-maria-da-penha-nao-pode-beneficiar-homem/2159941

    Informações relacionadas

    Bruno Giordano, UX Designer
    Artigoshá 8 anos

    Referencias bibliográficas para defesa de homens como vítimas de violência doméstica

    Frankles Magno Ribeiro Silva, Bacharel em Direito
    Artigoshá 2 anos

    Homens precisam de uma legislação que os protejam de ações de mulheres mau caráter

    José Rosa Neto
    Artigoshá 3 anos

    A violência doméstica contra os homens e o silêncio social e jurídico

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Vamos analisar o conteúdo das aspas e demolir esse equivocado senso comum propalado pela mídia e pelo Ministério Público:

    "Para a promotora de Justiça Anamaria Thomaz, “não há contra-senso algum em se buscar a proteção física feminina quando se busca igualdade entre homem e mulher. Ao contrário[...]"

    Grotescamente, falso. A incidência de casos de agressão e homicídios praticados por mulheres contra seus conjuges disparou. Deixo aqui os precedentes para quem quiser utilizá-los em Tribunais.

    Estudo da UNESP mostra que homens sofrem mais violência doméstica, http://www.abril.com.br/noticia/comportamento/no_345105.shtml

    Mulheres praticam mais violência física do que homens, http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=mulheres-praticam-mais-violencia-domestica-homens&id=9004

    Pesquisadora Brasileira séria, sobre violência misândrica, http://graduateinstitute.academia.edu/PaulaDrumond

    Casos de mulheres que matam homens, aumentam no Piauí, http://www.meionorte.com/noticias/policia/casos-de-mulheres-que-matam-esposos-aumentam-no-piaui-212207

    http://noticias.r7.com/minas-gerais/fotos/mulheres-enfurecidas-agridemeate-matam-maridos-por-vinganca-em-minas-13042014#!/foto/5 (Mulheres matam maridos por Vingança)

    Mulheres: 70% dos casos de violência contra homens, http://newscastmedia.com/domestic-violence.htm

    http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/30893 (Homens de quem não se fala : as vítimas esquecidas da violência na intimidade)

    https://br.vida-estilo.yahoo.com/post/132089545680/o-número-de-homens-vítimas-de-abuso-doméstico-nos (Número de Homens vítimas de violência doméstica dispara)

    http://www.dn.pt/portugal/interior/ha-14-homens-por-dia-que-se-queixam-de-violencia-domestica--4874601.html (Há 14 homens por dia que se queixam de violência doméstica)

    https://www.youtube.com/watch?v=QWXyuYXiTbs&feature=youtu.be&a (Homens, mulheres, violência e daltonismo de gênero - Simone Alvim, Psicóloga)

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/11/30/interna_cidadesdf,508615/filha-mata-paiafacadas-apos-discussao-no-entorno-do-df.shtml (Filha mata pai a facadas no DF)

    http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2016/01/no-acre-mulher-mata-namorado-apos-recusar-pedido-de-casamento.html (No Acre, mulher mata namorado após recusar pedido de casamento)

    http://noticias.r7.com/minas-gerais/mulher-mata-vigilante-durante-discussao-sobre-quem-ja-tinha-levado-mais-tiros-07012016 (Mulher mata vigilante durante discussão sobre quem já tinha levado mais tiros)

    http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--63-20160103 (Mulher mata marido a facadas após discussão)

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2016/01/mulherepresa-suspeita-de-matar-maridoequeimarocorpo-em-goias.html (Mulher é presa suspeita de matar marido e queimar o corpo, em Goiás)

    http://noticias.r7.com/cidade-alerta/videos/mulher-mata-marido-enquanto-dormia-06012016 (Mulher mata marido enquanto dormia)

    http://g1.globo.com/são-paulo/itapetininga-regiao/noticia/2015/10/esposa-mata-marido-com-facada-no-torax-apos-discussao-em-bar-de-avare.html (Esposa mata marido após discussão em Avaré) continuar lendo

    É evidente que na convivência de um casal, constatado o instante de violência, não falar em equivalência para repelir a injusta provocação contra um homem, que na maioria das vezes, detém superioridade na compleição física, e não raro, considerada a equidistância entre o uso da razão e ânimos instintivos ampliados, o homem supera a capacidade de defesa da mulher, mas não se perca de vista que a incidência de paradigma constatado nos embates, sugerem a incidência provocativa da mulher, que em sua maioria, gera a ação e recebe reação desproporcional, o que determina à prestação jurisdicional, constata a ocorrência, ao distribuir o direito, com vistas à prática da justiça, o que se verifica manifestamente, é um desequilíbrio no aparelhamento estatal que produz o protecionismo exacerbado a ponto de criar nítida disparidade entre os envolvidos, o que desmerece o senso de equidade fazendo subsumir a concepção de que a mulher é mesmo acolhida em detrimento das razões reais postas no limiar inferiorizado do homem, que sequer, resta passível do direito recíproco às protetivas, e assim, desassistido, dá-nos a plena convicção de que o cerne da questão da violência doméstica, está, mesmo, distante do momento que encontre solução de continuidade. É como penso. continuar lendo