Carregando...
JusBrasil - Notícias
22 de outubro de 2014

Programa de incentivo à doação de órgãos é lançado no Ministério Público

Publicado por Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (extraído pelo JusBrasil) - 4 anos atrás

LEIAM 0 NÃO LEIAM

O Ministério Público lançou, na manhã desta segunda-feira, 31, no saguão da sede da Instituição, o Programa "Abra as portas do seu coração, Doe +, Doação de órgãos e tecidos + Vidas". O programa é uma iniciativa do Ministério Público, por intermédio do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos. O objetivo é conscientizar as pessoas da importância de ser doador de órgãos, visando o aumento do número de transplantes no Estado.

No lançamento do Programa, o Ministério Público assinou, juntamente com o Via Vida Pró-Doações e Transplantes, a Federação das Associações dos Municípios do RS - Famurs, e a Fundação de Economia e Estastística, Termo de Cooperação Técnica que objetiva realizar levantamento de dados relativos à captação e à doação de órgãos nos municípios do Estado.

Conforme a procuradora-geral de Justiça, Simone Mariano da Rocha, há em torno de 2200 gaúchos aguardando por um transplante e, ao mesmo tempo, uma redução no número de doadores, conforme indicadores. “As causas dessa redução podem ser de várias ordens e não estão bem detectadas, sinalizando a relevância do levantamento dos dados relativos à captação e à doação de órgãos nos municípios do Estado”. Simone ressaltou, ainda, que além da conscientização, é necessário que se aja de modo coordenado, “articulando ações para que se tenha a efetividade e a eficácia que o tema exige”.

Maria Lúcia Kruel Elbern, presidente do Via Vida Pró-Doações e Transplantes, afirmou que o objetivo da iniciativa é contribuir para minimizar o número de pacientes em lista de espera de doações de órgãos. “Nosso sonho é ver o Brasil como é hoje a Espanha, que conta com 35 a 50 doadores por milhão de população, enquanto que no Brasil, temos 12 para cada milhão.” Já o presidente da Famurs, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, destacou que “a intenção do Programa não é expor os municípios pelo que fazem ou deixam de fazer para incentivar a doação de órgãos, e sim, apresentar ao Estado a realidade de cada um deles para, a partir disso, traçar formas de mudar essa realidade”.

Ao final da cerimônia, o juiz Carlos Eduardo Richinitti entregou à Procuradora-Geral o certificado do "Projeto Doar é Legal", do Poder Judiciário. O documento é fornecido aos doadores de órgãos e tecidos para que mostrem aos seus familiares e amigos a fim de que saibam da sua intenção.

Até às 16h, está sendo feito o cadastramento das pessoas interessadas em doar medula óssea, com a parceria da Associação de Apoio às Pessoas com Câncer - Aapecan, Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul - Hemorgs e Poder Judiciário. Está disponível, no local, a unidade móvel da Hemocentro para a coleta de amostra de 5ml de sangue das pessoas que manifestarem interesse em ser doador de medula óssea.

Os interessados deverão apresentar-se na unidade móvel com o formulário preenchido e documento de identidade para retirar a amostra. O formulário estará disponível na intranet e internet e poderá ser preenchido também no local, com o auxílio dos servidores que estarão disponíveis para o cadastramento.

Participaram do evento o promotor de Justiça coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Francesco Conti; a secretária de Estado da Saúde Adjunta Rejane Richter; o deputado Carlos Gomes, representando a presidência da Assembleia Legislativa do Estado; o representante da presidência do TJ, Alberto Delgado Neto; o presidente da FEE, Adelar Fochezatto; e a secretária-geral do Ministério Público, Ana Maria Schinestsck.

Agência de Notícias

imprensa@mp.rs.gov.br

(51) 3224-6938

0 Comentário

Faça um comentário construtivo abaixo e ganhe votos da comunidade!

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "gritar" ;)

ou

×

Fale agora com um Advogado

Oi. O JusBrasil pode te conectar com Advogados em qualquer cidade caso precise de alguma orientação ou correspondência jurídica.

Disponível em: http://mp-rs.jusbrasil.com.br/noticias/2213608/programa-de-incentivo-a-doacao-de-orgaos-e-lancado-no-ministerio-publico