Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Reunião define nova etapa do Projeto Rio Passo Fundo

    Foi realizada nesta terça-feira, 1º, reunião na Promotoria de Justiça de Passo Fundo com diversas entidades ambientais. No encontro foram definidas as próximas ações a serem adotadas com relação ao projeto de recuperação das áreas de preservação permanente do Rio Passo Fundo, junto ao trecho denominado de módulo III. O grupo também avaliou como altamente positivos os resultados alcançados no módulo I, que abrange o trecho do Rio Passo Fundo antes do início da zona urbana.

    Segundo o Promotor de Justiça Paulo Cirne, ao longo dos anos os proprietários das áreas limítrofes ao rio, nesse trecho, foram adequando as suas propriedades e, atualmente, inexistem passivos ambientais a serem equacionados. “As vistorias recentes demonstraram o afastamento dos cultivos das áreas de preservação permanente, tanto na margem do rio como nos banhados, permitindo uma intensa regeneração natural, a qual se associou ao desenvolvimento das árvores nativas plantadas nessas áreas”, explica.

    O Promotor observa que o convencimento junto ao Sindicato Rural foi decisivo e espera o mesmo sucesso no módulo III, que abrange propriedades situadas após a zona urbana da cidade. “Estão sendo desenvolvidas ações pontuais no módulo II, que abrange a área urbana, tanto no que se refere à despoluição do rio, exigência de ligações das residências à rede de esgoto já existente e desocupação das áreas de preservação permanente através de inquéritos civis e ações civis públicas”, destaca Paulo Cirne.

    Estiveram presentes na reunião, além do Ministério Público, representantes da Universidade de Passo Fundo, grupos ecológicos, Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental - Fepam, Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS - DBIO e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.







    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reuniao-define-nova-etapa-do-projeto-rio-passo-fundo/227683716

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)