Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Caxias: ex-companheiro que matou mulher sob medida protetiva é condenado a 20 anos de prisão

    No Dia Internacional de Luta contra a Violência Doméstica, 25 de novembro, o Tribunal do Júri de Caxias do Sul condenou Euri Luiz Graminho da Silva a 20 anos de reclusão por ter matado Joseane Raymundo, com quem tinha um filho e uma filha de criação. A mulher estava sob medida protetiva porque o ex-companheiro já havia tentado matá-la. Para pedir a condenação do réu ao corpo de jurados atuaram no plenário a Promotora de Justiça Silvia Regina Becker Pinto e o Advogado-assistente da acusação, Elcione Duarte.

    O crime ocorreu em 28 de março do ano passado, por volta das 3h da madrugada, dentro da casa da vítima. Havia cerca de dois meses que o casal estava separado e Euri tinha sido retirado de casa com medida judicial, com aplicação de proteção, em razão do que foi proibido de se aproximar da ex-companheira e de sua residência. Mas ignorando a restrição entrou no local e disparou seis vezes contra Joseane.

    Após matar a ex-companheira Euri fugiu para o Litoral. Em Terra de Areia, a Polícia Militar tentou abordá-lo, ocasião em que abandonou o veículo e fugiu dos agentes. Foi preso, preventivamente, com ordem judicial, quando, em 9 de maio de 2014, apresentou-se na Delegacia de Polícia para buscar os pertences que haviam sido apreendidos dentro do veículo retido, entre eles, uma caixa de luvas cirúrgicas.

    O acusado foi submetido a exame de insanidade mental no Instituto Psiquiátrico Forense, cujo resultado foi pela inteira capacidade de entender o caráter ilícito de seus atos e de se determinar de acordo com esse entendimento.

    As teses defensivas foram de semi-imputabilidade e pedido de afastamento das qualificadoras do motivo torpe e meio cruel, todas afastadas pelos jurados. O Ministério Público sustentou a reincidência e as agravantes do crime de gênero, já que foi cometido contra uma mulher que estava, sabidamente, sob a proteção de autoridade, se prevalecendo, ainda, de relações domésticas.

    O réu já havia sido condenado, em outra ocasião, por homicídio de trânsito. A Promotora de Justiça estuda a possibilidade de recorrer para aumentar a pena.











    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caxias-ex-companheiro-que-matou-mulher-sob-medida-protetiva-e-condenado-a-20-anos-de-prisao/260843338

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)