Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Promotoria faz avaliação do “Teste do Pezinho”

    Na tarde de terça-feira, 24, ocorreu, na sede do Ministério Público de Passo Fundo, uma reunião para avaliação da execução do termo de parceria referente ao “Teste do Pezinho”, dos períodos compreendidos entre os meses de julho a dezembro de 2014 e janeiro a junho de 2015. Estiveram presentes a Promotora de Justiça Regional da Educação de Passo Fundo, Ana Cristina Ferrareze Cirne, e representantes da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro de Saúde, do Hospital São Vicente de Paulo, do Hospital da Cidade e do Hospital Prontoclínica.

    Atualmente, são seis as doenças diagnosticadas pelo Teste do Pezinho: hipotireoidismo congênito, anemia calciforme, fenilcetonúria, fibrose cística, hiperplasia drenal congênita e deficiência de biotinidase, sendo que as três últimas foram incluídas recentemente, devido ao aumento de ocorrências dessas deformidades.

    Segundo dados levantados pela Secretaria Municipal de Educação, no período de julho a dezembro de 2014, o número de recém-nascidos no Município foi de 1.402, dos quais, 99,1% fizeram o Teste do Pezinho. Os outros 0,9% se referem a óbitos neonatais. Já no período de janeiro a junho de 2015, o número de recém-nascidos foi de 1.514, sendo que o teste foi realizado em 99,3% das crianças.

    Já, em relação ao Teste da Orelhinha, que passou a ser disponibilizado, de forma gratuita, a todas as crianças nascidas em Passo Fundo a partir do termo aditivo assinado na Promotoria de Justiça em 25 de novembro de 2014, foi verificado que foi feito em 99% das crianças nascidas entre julho e dezembro de 2014 e em 99,20% das crianças nascidas entre janeiro e junho de 2015.

    O exame é simples e não possui contraindicações. Um aparelho eletrônico com fone é colocado no ouvido do bebê, o que permite ao médico ou fonoaudiólogo verificar se a criança ouve normalmente. É recomendado que o teste seja feito no primeiro mês de vida, mas todos os bebês devem passar pelo exame.

    A Promotora de Justiça Ana Cristina Cirne destacou que “os números demonstram a efetividade da parceria, iniciada há mais de 14 anos, e que garante o diagnóstico precoce de várias doenças, possibilitando o tratamento antes mesmo do aparecimento dos sintomas, o que, sem dúvida nenhuma, viabiliza o crescimento saudável das nossas crianças”.











    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações76
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/promotoria-faz-avaliacao-do-teste-do-pezinho/261423235

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)