Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Coordenador do Caoma palestra sobre direitos dos animais em evento na Câmara de Porto Alegre

    As ações públicas para a causa animal foram tema de debate ocorrido neste sábado, 21, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre. O objetivo do “2º Encontro de Ações Públicas para a Causa Animal – Edição Nacional” foi discutir e propor ações sobre abandono e maus-tratos, controle populacional, recursos públicos para zoonoses, ética e experimentação animal.

    Ao palestrar no evento, o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, destacou a importância de uma lei nacional que reconheça os animais como seres sujeitos de direitos. Também de que sejam feitas edições nas legislações e cobranças de adoção de políticas públicas, além de investimentos para a estruturação de órgãos ambientais. “O que vemos é uma omissão do poder público, ausência de gestão e de políticas”, lamentou.

    O Promotor de Justiça ressaltou, ainda, que a senciência animal deve ser levada em conta pelo ser humano em todas as decisões envolvendo animais. "Dizer que os animais são sencientes é afirmar que eles podem experimentar emoções positivas e negativas, incluindo dor e angústia", disse Martini.

    Durante o encontro, que contou com participantes de 74 municípios do RS, Santa Catarina e Paraná, foram apresentados cases de sucesso como em Curitiba e Gravataí na defesa dos animais.

    Ao final, foi produzindo uma carta para ser entregue aos deputados federais e senadores abordando aspectos como o aumento da penalidade para maus-tratos, projetos de esterilização, redução de pesquisas com animais, microchipagem, atendimento veterinário gratuito para animais de rua, proibição de comércio de animais domésticos, delegacias especializadas e uso de zoológicos como casa de passagens.

    O evento foi promovido pela Frente Parlamentar pelo Controle Populacional de Animais Domésticos, presidida pelo Deputado Gabriel Souza, e pela Frente Parlamentar Porto Alegre sem Maus-Tratos aos Animais, presidida pela Vereadora Lourdes Sprenger, com o apoio da Fundação Ulysses Guimarães RS.











    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coordenador-do-caoma-palestra-sobre-direitos-dos-animais-em-evento-na-camara-de-porto-alegre/341117176

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)