Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MP recebe documento sobre fechamento da Usina Termelétrica de Charqueadas

    Representantes da Comissão em Defesa do Emprego na Região Carbonífera do RS entregaram ao Ministério Público, nesta segunda-feira, 23, manifestação que relata as dificuldades enfrentadas pelos municípios e pelas comunidades da região, tendo em vista o fechamento da Usina Termelétrica de Charqueadas pela Companhia Tractebel, que ocorrerá em 31 de agosto deste ano.

    A preocupação é com a perda de cerca de 2,4 mil empregos gerados pela Usina, o que abrange não só os trabalhadores diretos da unidade da Tractebel, mas também os trabalhadores da mina da Copelmi em Butiá. “O impacto será sentido por toda a região, pois afetará trabalhadores terceirizados e transportadoras, além do comércio local”, afirma o documento.

    O Coordenador do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, Mauro Luiz Silva de Souza, que recebeu o grupo, explicou a necessidade de alinhar as atribuições das Instituições, bem como eventuais medidas a serem tomadas. “Iremos repassar a situação ao conhecimento do Ministério Público Federal, a fim de verificar a questão contratual com a Aneel”, disse o Promotor.

    A Procuradora do Trabalho Enéria Thomazini, que participou da reunião a convite do CAODH, afirmou que há um procedimento tramitando no MPT e os procedimentos até então adotados foram a oitiva do Sindicato com a notícia do fechamento e o posterior chamamento da empresa para prestar esclarecimentos.

    O grupo coloca que o pedido seria a manutenção da usina pela empresa até o dia 31 de dezembro, pelo menos, pois o fechamento da usina representa danos de difícil reparação e perdas significativas para os municípios da região. Outra preocupação é que se a usina for desativada no dia 31 de agosto, terão de ter outro projeto para se criar outra usina. “Acompanho a situação há mais de 20 anos. Se a usina fechar, não abrirá mais e ninguém vai licenciar nova usina na região metropolitana”, disse a Procuradora do Município de Butiá, Irani Martins de Medeiros.

    A Comissão considera, ainda, o fato de que no município de Charqueadas encontra-se o maior complexo prisional do país e a captação da água é feita pela Eletrosul, hoje, Tractebel, para distribuição a toda cidade.

    Participaram da reunião o representantes do Sindicato dos Mineiros do RS, Oniro da Silva Camilo; o Vereador de São Jerônimo Rodrigo D. Marcoliny, presidente da Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera; o representante do Sindimineiros do RS, Larry Oliveira Lopes; o Vice-Prefeito de Charqueadas, Edilon O. Lopez, e o assessor do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente Diogo Petter Nesello.

















    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações68
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mp-recebe-documento-sobre-fechamento-da-usina-termeletrica-de-charqueadas/341714811

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)