Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Fórum debate novas ações para evitar a venda e o consumo precoce de bebidas alcoólicas

    Na manhã desta terça-feira, 24, o Fórum de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes realizou reunião, no auditório Marcelo Küfner na sede do MP. Durante o encontro foram apresentadas as atividades da Conferência do Conselho Internacional sobre Álcool, Drogas e Segurança no Trânsito (ICADTS). Na ocasião, também foi exibido pela primeira vez em Porto Alegre o curta-metragem “Córtex” do Projeto Cinema na Escola.

    A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, destacou que a legislação sobre a venda e consumo de bebidas alcoólicas é bem clara. Porém, as consequências do álcool na vida dos jovens não se dá apenas pela ingestão da bebida. A Promotora de Justiça, Cinara Dutra Braga, que trabalha diretamente com acolhimento institucional e adoção participou da reunião e apresentou dados importantes. De acordo com ela, cerca de 70% das crianças acolhidas são oriundas de famílias envolvidas com álcool e drogas.

    O Diretor do Centro de Pesquisa em Álcool e Drogas, Flavio Pechansky, é presidente do comitê organizador da 21ª ICADTS e propôs a participação do Fórum do Álcool no evento, que vai ocorrer em Gramado entre os dias 16 e 19 de outubro. Um dos objetivos da Conferência é promover a discussão e interação entre pesquisadores, acadêmicos, gestores de políticas públicas e profissionais que trabalham com essas temáticas. Além disso, existe a possibilidade de realizar uma atividade extra no dia 20 de outubro em Porto Alegre, com o objetivo de envolver jovens e suas famílias.

    O produtor audiovisual e gestor cultural, Ricardo Martinez Fagundes, apresentou o curta-metragem “Córtex” produzido em modo de oficina com alunos da rede de ensino da região de Guaporé. O enredo aborda a temática do consumo do álcool na adolescência e suas consequências. A ideia para a produção surgiu após uma palestra do médico Thiago Pianca, que também participa do Fórum do Álcool. O curta-metragem faz parte do projeto Cinema na Escola e deve estar disponível no site em 15 dias.

    A reunião mensal do Fórum do Álcool também é um momento para alinhar as ações. Por isso, a Delegada Adriana da Costa e o Diretor de Fiscalização da Smic, Rogério Stockey, apresentaram os dados das ultimas operações realizadas. O Deca realizou ação em uma festa particular e em duas casas noturnas no último mês. As atividades da Smic ocorreram de duas formas: as ações educativas ocorrem semanalmente e as ostensivas resultaram em três casas noturnas interditadas. Além da fiscalização da venda de bebidas por ambulantes. “Apesar dos resultados positivos das fiscalizações as cenas se repetem a cada festa. Precisamos de novas ações para impactar os jovens e evitar a venda e o consumo precoce de bebidas”, provocou a Procuradora de Justiça Maria Regina. Pechansky falou que em outros países as ações mais ostensivas inibem tanto os vendedores quanto as tentativas de compra por parte dos jovens. Por isso sugeriu criar estratégias para realizar uma grande fiscalização em vez de pulverizar as ações em diferentes pontos da cidade. O Advogado e representante da Associação de Pais e Mestres do Colégio Anchieta destacou a importância de envolver cada vez mais as famílias nesta causa.

    A próxima reunião do Fórum de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes está agendada para o dia 22 de junho.









    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/forum-debate-novas-acoes-para-evitar-a-venda-e-o-consumo-precoce-de-bebidas-alcoolicas/341747736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)