Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Álcool e segurança no trânsito foi tema de mostra de vídeos produzidos por alunos na sede do MP

    Com o objetivo de trabalhar a prevenção, através da conscientização, o Fórum Permanente de Prevenção à Venda e ao Consumo de Bebidas Alcoólicas por Crianças e Adolescentes realizou, na manhã desta quinta-feira, 20, uma mostra de vídeos produzidos por alunos sobre o tema “Álcool e Segurança no Trânsito”. O encontro aconteceu no Auditório Mondercil Paulo de Morais, na sede do Ministério Público, em Porto Alegre. A iniciativa faz parte do Projeto Álcool e Segurança no Trânsito, desenvolvido durante os encontros do Fórum. O objetivo é incentivar a discussão e a reflexão deste tema nas escolas. Os vídeos foram produzidos por alunos de 8º e 9º ano do ensino fundamental de escolas de Porto Alegre.

    Na abertura do evento, a professora Márcia Zucolato, do Colégio Anchieta, representando as demais escolas parceiras do projeto, destacou a importância do envolvimento de todos para que se consiga proteger as crianças, adolescentes e jovens, da violência no trânsito. “Precisamos pensar, trabalhar juntos, para que realmente a gente possa ter menores números estatísticos de perda de vidas, principalmente de jovens e adolescentes”, disse a educadora.

    DIÁLOGO

    A subcorregedora-geral do Ministério Público, Noara Bernardy Lisboa, falou da importância de se conversar com os jovens sobre o tema, sobretudo no momento difícil que o país está vivendo. “Quantas vidas se perdem com a mistura álcool e direção, precisamos conversar sobre o quanto nós podemos fazer para mudar essa realidade”, declarou. Lembrou também do trabalho do Ministério Público no sentido de conscientizar sobre o mal que o álcool faz à juventude, ainda mais atualmente, que pesquisas mostram índices alarmantes de consumo de bebidas alcoólicas por jovens.

    Em seu pronunciamento, o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, agradeceu a presença de todos e falou da preocupação institucional com o tema, tão difícil e urgente. Segundo ele, é fundamental que se converse sobre o consumo de álcool, já que os índices de alcoolismo no Brasil são muito altos, e por trás do alcoolismo está o acidente de trânsito, a violência doméstica e as brigas nas ruas. “A gente tem que debater, trabalhar a prevenção e a conscientização, como estamos fazendo aqui. O principal de se lidar com adolescentes é a informação correta, é falar claramente o que acontece, porque com as orientações os jovens começam a ter condições de tomarem algumas decisões”, afirmou o chefe do MP.

    VÍDEOS

    Logo após, foram apresentados os vídeos produzidos pelos alunos sobre os perigos da mistura álcool e direção. Exibiram trabalhos na mostra estudantes dos Colégios Maristas Rosário e Champagnat, Colégio Anchieta, Colégio Farroupilha, Colégio Monteiro Lobato, Escola Estadual de Ensino Fundamental Luciana de Abreu e Colégio Santa Inês. A apresentação dos trabalhos foi acompanhada por estudantes, professores, pais e especialistas da área.

    Representantes de entidades que trabalham com prevenção e conscientização com relação à ingestão de álcool também conversaram com os adolescentes. São mães e pais que perderam os filhos adolescentes e jovens em acidentes de trânsito em que o motorista estava alcoolizado. Trouxeram seus relatos pessoais, lembrando que dirigir alcoolizado e excesso de velocidade são as principais causas de acidentes de trânsito. “A dor da perda de um filho é muito grande, o tempo passa, mas a dor nunca acaba. Vocês têm um futuro inteiro pela frente. Antes de tomar a decisão de beber e dirigir pensem em seus pais, irmãos e amigos”, pediu emocionado Héctor d’Agostino, pai representante da ONG Conduciendo a Conciencia, da Argentina. Além dele, falaram Diza Gonzaga, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – Vida Urgente, Colleen Sheehey, da ONG Madd, dos Estados Unidos e Alma Araceli Chávez Gu, da Associaciones de Victimas Contra Violência Vial, do México.

    PRESENÇAS

    Também participaram da mostra a promotora de Justiça Roberta Brenner de Moraes, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Maria Regina Fay de Azambuja, a promotora de Justiça Inglacir Delavedova, o coordenador do Centro de Pesquisas em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Flavio Pechansky, o defensor público Rafael Pinheiro Machado, a representante do Tribunal de Contas do Estado Heloísa Piccinini, o membro da Comissão Especial de Direito do Trânsito e da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS Andréia Scheffer das Neves, a secretária Estadual de Educação adjunta Iara Wortmann, o diretor-presidente da EPTC Wanderlei Capelari, a representante da Secretaria Municipal de Educação Márcia Gil da Rosa, o coordenador técnico da Famurs, Paulo Azeredo, o diretor-geral do Detran Ildo Mário Szinvelski, o diretor do departamento de Direito de trânsito André Luis Souza de Moura, o representante da sociedade de pediatria do Estado Denise Leite Chaves, a vice-coordenadora de dependência química da Associação de Psiquiatria do Estado, Carla Herve Moran Bicca, a representante do Deca Sonia Maria Daligna, o representante do movimento pelos Direitos da Criança e do Adolescente Ilca Machado Guaspari, a representante da 1ª CRE Maria Regina Barbosa, o representante da Produx Produtora Silvania Souza, além de alunos e professores do Instituto de Educação Infantil Alan Bom Jesus.

















    Agência de Notícias
    imprensa@mprs.mp.br
    (51) 3295-1820

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alcool-e-seguranca-no-transito-foi-tema-de-mostra-de-videos-produzidos-por-alunos-na-sede-do-mp/397354541

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)