Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Viamão: empresas de mineração de areia são interditadas

    Viamão: empresas de mineração de areia são interditadas Promotora Anelise (E) tem fiscalizado zonas de extração de areia na região de Viamão Através de atuação conjunta do Ministério Público e do Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar foram interditadas administrativamente duas empresas de mineração de areia situadas no Distrito de Itapuã, em Viamão. Os locais integram a Área de Proteção Ambiental do Banhado Grande e no entorno do Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos. Além da interdição administrativa as empresas serão responsabilizadas na esfera cível e criminal.

    Por solicitação da Promotora de Justiça de Viamão, Anelise Grehs Stifelman, foram realizadas vistorias nos locais das jazidas, sendo constatado que as duas estavam operando a uma distância de aproximadamente um quilômetro uma da outra.

    Em uma jazida, foi constatada a operação de draga sem licença e nem foi apresentada a documentação municipal dos responsáveis técnicos no momento da abordagem. Na outra, o Ministério Público constatou que o número do título minerário expedido pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) não correspondia à Licença de Operação expedida pela Fepam.

    Há mais de dois anos a Promotoria de Justiça de Viamão vem realizando fiscalizações periódicas das jazidas. Conforme Anelise Grehs Stifelman, a concentração de jazidas tem aumentado consideravelmente desde 2007 em Viamão “de forma descontrolada, pois não há zoneamento da atividade de mineração e as licenças ambientais são pontualmente expedidas pela Fepam sem considerar o impacto global da atividade”.

    A Promotora destaca, ainda, que tramita na Fepam processo de licenciamento ambiental para extração de granito e usina de britagem no Distrito de Itapuã, que também é objeto de Inquérito Civil na Promotoria de Justiça de Viamão. As investigações decorrem do fato de que o local fica dentro da zona de amortecimento prevista no Plano de Manejo da unidade de conservação integral.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações170
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/viamao-empresas-de-mineracao-de-areia-sao-interditadas/100041141

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)