Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comunicador destaca papel do MP na defesa da cidadania

    Comunicador destaca papel do MP na defesa da cidadania O painel do comunicador Cláudio Brito O Ministério Público precisa estar sempre ao lado dos menos favorecidos, ser solidário e se comunicar melhor com a sociedade. A mensagem foi dada pelo Jornalista do Grupo RBS, Cláudio Brito, que entre os anos de 1981 e 1999 atuou como Promotor de Justiça em várias Comarcas do Estado. Ao lado do Desembargador Ricardo Moreira Lins Pastl, ele foi um palestrantes, na noite desta quarta-feira, 7, na abertura do Encontro Estadual do Ministério Público, que ocorre no Hotel Continental, em Canela.

    No início dos trabalhos, o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, afirmou que encontros como este servem para que os membros do Ministério Público “celebrem o ato de serem Promotores de Justiça” e a Administração Superior retire subsídios e avaliações “que melhorem a Instituição”, sempre em busca de um futuro melhor. Já o Presidente da Associação do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro Azevedo Neto, agregou que, em encontros como o que está sendo realizado, “a identidade do MP e sua importância social vai sendo construída”.

    ANTES E DEPOIS DA CONSTITUIÇÃO

    Falando sobre a efetividade do Ministério Público, Cláudio Brito recordou sua vivência na Instituição para reafirmar que todos que passaram por ela ajudaram a construir o momento atual do MP. Como exemplo, citou momentos de bastidores que culminaram com o capítulo que trata do Ministério Público na Constituição Federal. Antes, segundo ele, a Instituição era tratada como um “órgão auxiliar do Judiciário”.

    SOLIDARIEDADE

    “Quando assumi na minha primeira Comarca, em Arroio do Meio, o MP já era o instituto da solidariedade”, afirmou Brito para ressaltar uma das vocações da Instituição. Muito antes da promulgação da Constituição Federal, o Ministério Público “já era conhecido como o pai dos órfãos e o marido das viúvas”, destacou.

    Segundo ele, nos dias atuais, já com as garantias previstas na Constituição, a exigência do cidadão que bate na porta do MP é a mesma. Tal vocação está mais presente como nunca, de acordo com o comunicador. “O solidarismo e a defesa dos direitos dos hipossuficientes devem estar presentes”, ressaltou.

    Além disso, os Promotores de Justiça devem estar sempre em vigilância na defesa da cidadania e jamais deixar de atender quem busca a Instituição. “Eles devem estar juntos da sociedade e em permanente vigilância”, disse.

    COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE

    Por sua longa atuação nos veículos de comunicação, Cláudio Brito aproveitou a oportunidade para sugerir aos integrantes do Ministério Público que, sempre que tiverem a oportunidade, não deixem de ocupar espaços na mídia para divulgar a sua atuação. “O Ministério Público tem que se fazer entender melhor”, afirmou, sublinhando que “não é fácil o entendimento entre Jornalistas e Promotores de Justiça”.

    Para Brito, tal dificuldade resulta da diferença entre a linguagem jurídica e o coloquial. Aconselhou, no entanto, que o Promotor que atua em um processo e recebe convite para debater o tema, por exemplo, em programa de televisão, deve sim participar e mostrar o trabalho da Instituição.

    ATUAÇÃO EM TODOS OS PROCESSOS

    Por sua vez, o Desembargador Ricardo Moreira Lins Pastl ressaltou a importância da atuação do Promotor de Justiça tanto no Cível como fiscal da lei. Ele citou sua vivência, como Desembargador, em julgamentos de processos em que a atuação do MP, em sua opinião, é sempre necessária. “No 2º Grau, tenho a oportunidade de ver o trabalho dos membros do MP em todo o Estado”, afirmou.

    PRESENÇAS

    Além de Eduardo de Lima Veiga, participaram da mesa de abertura os Subprocuradores-Gerais, Ivory Coelho Neto e Marcelo Dornelles; o Presidente da Associação do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro Azevedo Neto; o Diretor do Ceaf, Luíz Inácio Vigil Neto; os Coordenadores de Centros de Apoio, David Medina da Silva, Josiane Camejo, Alceu Schoeller de Moraes e Marta Pacheco.

    O Encontro Estadual do Ministério Público prossegue nesta quinta e sexta-feira com a realização de diversas oficinas de trabalho, com a participação de Promotores de diversas Comarcas do Estado.

    Eduardo de Lima Veiga durante... ...sua manifestação no evento Presidente da AMP, Victor Hugo de Azevedo Neto Ivory Coelho Neto apresentou os palestrantes Jornalista Cláudio Brito, da RBS Ricardo Pastl (E) durante sua fala A mesa de honra do Encontro Estadual... ...que acontece no Continental Marcelo Dornelles e Victor Hugo Azevedo Neto A seguir, flashes de membros do MP na... ...plateia do encontro que ocorre em Canela

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comunicador-destaca-papel-do-mp-na-defesa-da-cidadania/100171780

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)