Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituição participa de ato em apoio a manifesto contra legalização das drogas no Brasil

    Instituição participa de ato em apoio a manifesto contra legalização das drogas no Brasil Dornelles (D) falou sobre atuação do MP no combate às drogas O Ministério Público esteve presente nesta terça-feira, 24, no encontro que debateu o combate à legalização das drogas e marcou o apoio de diversas instituições e entidades gaúchas ao Manifesto contra a Legalização das Drogas no Brasil, promovido pelo Instituto Padre Haroldo, de São Paulo, especializado no atendimento a dependentes químicos. O Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, integrou a mesa de autoridades do encontro, realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa gaúcha. O Promotor de Justiça João Ricardo Santos Tavares também esteve presente.

    Em sua fala, Marcelo Dornelles destacou que há alguns anos começou a ter contato mais próximo com o problema das drogas, no período em que presidiu a Associação do Ministério Público. Na época, ele foi um dos fundadores do Instituto Crack Nem Pensar, entidade sem fins lucrativos criada para debater a questão da drogadição. “Lá atrás, pudemos notar que grande parte da violência doméstica e urbana está ligada ao uso de álcool e outras drogas”, frisou.

    O Subprocurador Institucional também citou o projeto “Drogas: Articulando Redes”, criado recentemente pelo Ministério Público, com o objetivo de promover uma ampla radiografia da situação das drogas no Estado e articular ações entre instituições que tratam da questão. “Começamos pela região da fronteira, especialmente em função da liberação da maconha no Uruguai. Nosso maior desafio é levar este debate a toda sociedade”, defendeu Dornelles, que ao final de sua fala assinou o manifesto.

    Também presente ao encontro, o Deputado Federal Osmar Terra ressaltou que a dependência química “é o maior problema de saúde pública e segurança do Brasil e se agrava a cada dia”. O parlamentar lembrou que no período no qual foi Secretário da Saúde no RS viu explodir o consumo de crack. Em relação à maconha, Osmar Terra apontou que 90% das pesquisas mostram que o seu uso causa prejuízos à saúde. “Este manifesto que estamos assinando hoje tem o objetivo de demonstrar o apoio majoritário da população brasileira contra a legalização das drogas”, frisou.

    Entre os participantes do ato também estiveram o Deputado Estadual Edson Brum; o Presidente da ONG Brasil sem Grades, Luiz Fernando Oderich; o Médico Psiquiatra Sérgio de Paula Ramos; e o Membro da Diretoria do Sindicato Médico do RS, Germano Bonow; entre outras autoridades e especialistas da área.

    O MANIFESTO

    O Manifesto contra a Legalização das Drogas no Brasil defende uma política antidrogas moderna, humana e baseada em evidências científicas. O documento destaca que é tarefa de todos os brasileiros colaborar para que o problema seja enfrentado. “As entidades, instituições e indivíduos que subscrevem este documento uniram-se para manifestar à Nação sua oposição à pretendida legalização das drogas em nosso país. Individualmente, somos cientistas, profissionais da Saúde, parlamentares, religiosos, comunicadores, professores e sobretudo pais, preocupados com o risco inerente à decisão de se dar tratamento equivocado a uma gravíssima questão social”, diz o documento.

    Clique aqui para assinar o manifesto.

    A fala do Deputado Osmar Terra Encontro ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa Promotor João Ricardo dos Santos Tavares também esteve presente Subprocurador com Osmar Terra e Edson Brum Dornelles assinou manifesto contra liberação das drogas

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações38
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-participa-de-ato-em-apoio-a-manifesto-contra-legalizacao-das-drogas-no-brasil/124686461

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)