Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Município de Gravataí tem prazo para acabar com lixão na região metropolitana

    A Prefeitura de Gravataí tem seis meses para cessar o depósito de lixo no Aterro Metropolitano Santa Tecla, localizado naquele Município. A decisão liminar, deferida pela magistrada Rada Maria Metzger Képes Zamam, atende pedido formulado pelo Ministério Público, em ação popular movida por Pedro Inácio dos Santos contra os municípios de Gravataí e Porto Alegre.

    O prazo concedido tem como objetivo a busca de uma alternativa para que o município de Gravataí encontre uma saída viável para receber os resíduos. Neste lapso de tempo, a Prefeitura deverá providenciar processo licitatório para a destinação final do lixo em área já licenciada. Em caso de descumprimento da medida liminar foi fixada uma multa diária de R$ 10 mil.

    Na ação, o promotor de Justiça Daniel Martini, da Especializada de Gravataí, ressalta que, em outras ações que tramitam na Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, foi decidido que o Aterro Metropolitano Santa Tecla “está operando ilegalmente, vez que não possui nem licença que autorize seu funcionamento, nem decisão judicial que ampare a continuidade de suas atividades”. Por outro lado, destaca que o empreendimento é altamente poluente.

    “Já se manifesta a ocorrência de doenças causadas pela má qualidade das águas que abastecem a população daquela localidade”, escreveu o Promotor de Justiça na petição inicial, ao mencionar pareceres da Divisão de Assessoramento Técnico do Ministério Público dando conta da situação de extrema poluição das águas superficiais e subterrâneas da região localizada no entorno do empreendimento.

    Agência de Notícias

    imprensa@mp.rs.gov.br

    (51) 3224-6938

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações430
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/municipio-de-gravatai-tem-prazo-para-acabar-com-lixao-na-regiao-metropolitana/1774446

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)