Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Policial civil é denunciado por violação do sigilo funcional

    Policial civil é denunciado por violação do sigilo funcional O Ministério Público denunciou nesta quarta-feira, 23, o policial civil Ricardo Prates Zanchi, atualmente suspenso da corporação, por utilização indevida do Sistema de Consultas Integradas da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Conforme auditoria da Chefia da Polícia Civil, entre os dias 16 e 31 de outubro de 2007, ele acessou ou facilitou o acesso de pessoas não autorizadas ao sistema 1.315 vezes, enquanto todos os demais usuários da corporação (2.722), realizaram, no mesmo período, 213 acessos.

    De acordo com o promotor de Justiça Renoir da Silva Cunha, Ricardo Zanchi pesquisou, entre outros, testemunhas de um inquérito da Corregedoria da Polícia Civil, no qual ele e outro policial constavam como investigados, tendo sido inclusive presos. Também foram monitoradas outras pessoas sem qualquer ligação com investigações policiais. Mesmo após sua suspensão e prisão, Zanchi continuou permitindo pesquisas por pessoas não autorizadas, através de sua senha.

    O policial civil responderá pelo crime de violação do sigilo funcional, com o agravante de ter causado danos à Administração Pública, uma vez que atingiu a credibilidade e a segurança do sistema de informação policial. Em caso de condenação, a pena máxima poderá chegar a seis anos de prisão, além de multa.

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/policial-civil-e-denunciado-por-violacao-do-sigilo-funcional/2617019

    Informações relacionadas

    Petição - TJSP - Ação Violação do Segredo Profissional - Inquérito Policial

    Policial Civil condenado por uso indevido do Sistema de Consultas Integradas

    Petição - Ação Violação do segredo profissional

    Leticia Dantas Duarte, Advogado
    Modeloshá 3 anos

    Resposta preliminar - associação criminosa e corrupção passiva

    Jurisprudênciahá 3 anos

    Tribunal de Justiça de Sergipe TJ-SE - Ação Penal - Procedimento Sumaríssimo: AP XXXXX-05.2020.8.25.0000

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)