Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Reconhecida inversão do ônus da prova em favor dos consumidores

    Reconhecida inversão do ônus da prova em favor dos consumidores Sede da Promotoria na Santana A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado reconheceu a inversão do ônus da prova em favor dos consumidores na ação coletiva de consumo movida contra a Net Sul Comunicação Ltda. A ação foi promovida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Porto Alegre.

    A decisão em 1º grau do juiz Roberto Fraga, da 15ª Vara Cível da Capital, foi embasada em acórdão do Supremo Tribunal Federal e ratificou a legitimidade do Ministério Público para defender os direitos individuais e homogêneos.

    Ao recorrer através de um agravo de instrumento, a prestadora de serviços sustentou que a demanda versava acerca de questões envolvendo um grupo determinado de pessoas, e não a uma coletividade, afirmando ausência de interesse social que pudesse justificar a intervenção do Ministério Público.

    Ao negar provimento ao recurso da empresa, a 10ª Câmara Cível do TJE ressaltou o entendimento pacífico no STF possibilitando ao Órgão Ministerial a propositura de demandas "a fim de defesa de direitos individuais homogêneos em que seus titulares figurem como consumidores, ou, ainda, quando se tratar de típica relação de consumo, tal como é o caso em comento".

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reconhecida-inversao-do-onus-da-prova-em-favor-dos-consumidores/2640070

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)