Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ministério Público participou de audiência pública que discutiu futuro da FZB

    Com o tema “O Futuro do Patrimônio Material e Imaterial Proveniente da Extinção da Fundação Zoobotânica (FZB), a Concessão do Parque Zoológico de Sapucaia do Sul e o Desmembramento do Horto Florestal", ocorreu na noite desta segunda-feira, 24, audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

    O objetivo do encontro foi estimular um debate com a sociedade civil organizada sobre as perdas que acarretam o fim da Fundação Zoobotânica (FZB) para o Estado.

    Realizada no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, a audiência contou com a presença das promotoras de Justiça Ana Maria Marchesan e Anelise Steigleder, que atuam na Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente da Capital.

    A deputada Regina Becker Fortunati, que presidiu os debates, destacou a relevância de uma audiência que reuniu tantas autoridades ligadas ao meio ambiente e a pesquisa no Rio Grande do Sul. Ela revelou que um dos caminhos a ser seguido são as ações judiciais para evitar o fim da memória e o patrimônio gaúcho, fruto do trabalho da FZB.

    Em sua manifestação, Ana Maria Marchesan defendeu a realização de uma ampla campanha divulgando o trabalho realizado pelo Jardim Botânico e FZB. A promotora também destacou que o MP ajuizou, em fevereiro, ação civil pública contra o Estado do Rio Grande do Sul com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural do Museu de Ciências Naturais e do Jardim Botânico. Tal ação ainda não foi apreciada, segundo ela.

    Por sua vez, Anelise Steigleder informou que o Ministério Público está preocupado com o bem-estar animal caso o Parque Zoológico seja concedido a terceiros. “Nesse momento, o MP está se municiando de informações técnicas sobre o caso”, disse. Aos presentes, a promotora também manifestou preocupação com o futuro do Horto Florestal, localizado em Sapucaia do Sul. “O espaço do Horto precisa ser preservado”, agregou.

    A audiência reuniu servidores da FZB, biólogos, protetores e protetoras de animais e ambientalistas.











    Agência de Notícias
    imprensa@mprs.mp.br
    (51) 3295-1820

    • Publicações7317
    • Seguidores46
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações2
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministerio-publico-participou-de-audiencia-publica-que-discutiu-futuro-da-fzb/451473456

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)